segunda-feira, 29 de junho de 2009

OOO, Motivinho de orgulho!

Sempre fui adepta de tudo que vem de forma natural é mais especial...

Por isso não fico horas repetindo o mesmo gesto, repetindo a mesma palavra, as mesmas ações para que uma hora o Popo seja vencido pela insistência e repita, mas sem nenhuma vontade própria...repetir por repetir não tem o mesmo valor do que ser surpreendida por um gesto novo que foi observado e naturalmente reproduzido.

Estou longe, muito longe,incrivelmente longe de ser uma mãe que chega nos lugares e coloca o filho no centro das atenções pedindo com aquela vozinha típica :

 "Filhoooo, bate palminha prá Vovó?"
"Filhoooo,engatinha prá Vovó ver?"
"Filhoooo...." 

Sempre chegamos nos lugares e dizemos que ele está cada dia mais espertinho, fazendo coisas novas, vamos ver o que ele apronta por aqui...assim se algo acontece tem um valor especial,por que? por que? Foi Natural!

Também vou ser sincera (sempre!!!Opa!)Não sou de fazer média por isso o dia que o Popo falar Pa-pa-pai, vai ser mais um ato dele, natural...Tem horas que ouço entre sorrisos: "Vai lá mamãe, ele só chama você!" - Mã-mã-mãe é natural, procurando como Papis diz:" A Musa Inspiradora".Eu? Eu a-doooo-ro! Mas nem por isso vou passar horas re-pe-tin-do : Pa-pai, pa-pai - aff - sem vocação para robô!

Ultimamente brincar com a Dudinha(Gatinha) tem feito o Popo rir muito, um sorriso especial, um sorriso de quem está se divertindo, gargalhadinhas que até fazem perder o ar .Como sempre que vemos a Dudinha por perto, a  chamamos  prá fazer parte dos momentos juntinhos, o Popinho agora quando vê sua amiga de bagunça chama por ela, sabem como? 

Buu-bu = Du-da

Novidade também é um gritinho de AAiii, mas ele tem várias entonações:

Aaaaii = ai que baguncinha legal, sempre acompanhado de um sorrisinho;

A-iiiii = Não estou gostando;

Ai = Quando alguma coisa está difícil;

Uma expressão que eu uso muito é: "Ai Meu Deus!" Também com diversas entonações e agora mais lindinho é ouvir um" De-des" vindo do anjinho!

Músicas?Desde que completamos 6 meses e começamos a comer, instintivamente inventamos uma musiquinha para ser cantada cada vez que Popinho come todo pratinho - Cantamos em ritmo de Parabéns para você e Mãmã bate palminhas a letra é assim:

"Parabéns pro Popinho...
Que comeu toda papa...
Ele é bonitinho...
Papou todo pratinho..."

Terminamos com um "Vivaaa e palminhas"

Episódios do final de semana:

Na hora do jantarzinho ele começa a bater palminhas? Aahhh...Nos controlamos para não começar a rir muito e ele parar, mas logo foi inevitável e na sequência nos perguntamos: Será que ele está batendo palminhas , prá nos avisar que já está satisfeito? rsrs

Agora as palminhas são várias...Fofo no máximo! 

 Vovó Ana e Popinho brincaram de indiozinho!
 
Papai todo orgulhosinho foi dormir com um pijaminha igualzinho do Popinho!
 

Cantando a musiquinha do pintinho amarelinho o Popo agora acompanha com seus gestinhos de colocar o dedinho na palma da mão...mais orgulhinho!

Nossa que postagem grande, repleta de descobertas e felicidades!

ps.: Como todas as ações, são feitas por vontade própria...o Popinho pode não repetir em caso de pedidos insistentes ...rsrs

beijinhos










sábado, 20 de junho de 2009

Um dedim de prosa...Joca da Tapioca!



Peça : Joca da Tapioca - Grupo Prana

Peça : Joca da Tapioca - Grupo Prana

Popinho na primeira fila, ou melhor no primeiro puff.

De-ííí-cia de tarde ensolarada...

Fomos nós em mais uma pecinha de teatro no estilo "contando histórias", dessa vez uma apresentação do Grupo Prana de Teatro, o mais legal desse estilo de teatrinho é a interação, a proximidade com os atores (adoráveis, uns fofos)e a capacidade de improviso e sequencia da história diante da reação dos pequenos - o Popo adoora! 

Sobre a história: Um reino, uma rei, uma princesinha e um segredo sobre a falta de apetite e sapatinhos gastos é o que o personagem "Pedro Malasartes" vai ter que desvendar para ganhar a mão da princesinha em casamento...e para dar aquela pitada brasileira ... Joca da Tapioca...veio prá completar!

Atento,bonitinho, quietinho,interagindo não só com os atores mas também antes da "contação"com os amiguinhos que estavam por ali!

Só de-ííí-cia ... bom ver esse Popo crescendo , aprendendo e ficando educadinho...orgulho puro!

E nosso lema continua : diversão pouca é bobagem...todo dia é dia de alegria!

Amor maior do mundo por alguém tão Popo...popinho de gente!

ps.: enquanto estávamos esperando no Foyer , aproveitamos para ouvir umas musiquinhas ...
ps2: Vou escrever a histórinha no nosso livrinho prá um dia eu te contar de novo...e quem sabe um dia você contar prá nós?


 

Arte para Crianças - que tal ter a mente maior?


Ebaa! Mais diversão, dessa vez numa exposição (pequena) mas muito interressante - Arte para Crianças - SESC Pompéia.

Uma exposição feita para crianças vivenciarem um pouco de arte, quebrarem o mito que arte é chato,difícil, coisa de adulto. Se bem que essa histórinha de arte é chato vem de adultos  de adultos no mínimo simplistas criados dentro de suas 4 paredinhas particulares;pois as crianças diante do novo se comportam sem preconceitos.

Que tal estimular desde bem pequenos eles terem a mente muito maior?

"Convidamos a todos para EXPLORAR,MUDAR,APRENDER e assim também nos maravilhar com este novo mundo que se descortina do que está tão perto,pertinho mesmo, logo ali, na imaginação."*

Tantas texturas,cores,propostas,ausências e presenças a serem observadas, com olhos quem não está habituado a enxergar somente o que está no raso da inteligência e conhecimento, uma chance de ensinar também como contemplar algo que não deve ser tocado pelas mãos, mas registrado com emoções!

 
Instalação Yoko Ono (um jogo sem perder nem ganhar)

Instalação Cildo Meireles
Observar as diversas reações e intereções...foi delicioso...divertido!

Logo na entrada a instalação de Yoko Ono (Sim,sim...a mulher do John Lenon), divertiu mas também causou medinho, quando entre a passagem de bolinhas azuis.Uma instalação para ser sentida...percorrida ora de olhos abertos ora de olhos fechados...

E assim fomos percorrendo...ouvindo,sentindo,contemplando,escrevendo,assistindo,montando,jogando...

Emocionante? A video-história dos poemas de Manoel de Barros.


A parte mais legal? Sem dúvida nenhuma vivenciar uma volta ao útero materno na instalação de Ernesto Neto, só isso já valeu a pena.
 
 
O popinho ainda teve a chance de fazer uma visita exclusiva! A instalação só para nós vivenciarmos...Bom voltar a me sentir na barriga e voltar para barriga com o Popo.

Dentro do branco, entre membranas e o quase silêncio me levaram prá dentro não só do útero, fui mais longe, num lugar que poucos se arriscam a ir ... ir para dentro de nós mesmos, vivenciar uma profusão sentimentos, que poucos se atravem a experimentar!

Importante é desde muito cedo fazer experimentar novidades e através dessas experiências ir incutindo um comportamento educado, leve, construído através de sorrisos...diante de novas experiências!

Beijinhos

Abaixo informações sobre a exposição!


ARTE PARA CRIANÇAS

SESC Pompéia
 
 
15/05 a 02/08. 
Terça a sábado, das 10h às 21h. Domingos e feriados, das 10h às 20h.
 
Exposição de arte contemporânea especialmente criada para crianças, que reúne artistas de diferentes gerações que trabalham linguagens diversas. Sob curadoria de Evandro Salles, foram selecionados trabalhos de Amilcar de Castro, Athos Bulcão, Cildo Meireles, Eder Santos, Eduardo Sued, Emmanuel Nassar, Ernesto Neto, Lawrence Weiner, Mariana Manhães, Nuno Ramos, Rubem Grilo, Tunga, Yoko Ono e as vídeo-histórias "Histórias da Unha do Dedão do Pé do Fim do Mundo", com poemas de Manoel de Barros, roteiro de Bianca Ramoneda e música de Tim Rescala; "Sobre Dois Quadrados", uma fábula suprematista de El Lissitzky; e "Xipófagas Capilares Entre Nós", baseado na obra homônima de Tunga. A exposição conta com uma equipe de educadores e com agendamento de visitas escolares de terça a sexta-feira. Área de Convivência. Grátis.

*Danilo Santos de Miranda - Diretor Regional do SESC

Primeiras Gotinhas!


Após uma noitinha movimentada e querendo muito colinho...com papai e mamãe revezando em embalar meu soninho...Essa história de nascer meus primeiros dentinhos..ai..ai!

Chegou o dia de ir a Primeira Campanha de Vacinação contra a Polio da minha vidinha!

Bem lindo, bem lindinho, fomos logo cedinho no Mc da Henrique Shaumann tomar gotinhas, foi tudo muito rapidinho...segundinhos, nem chorei...nem reclamei...Sou muito Popo de gente!

Com papai e mamãe orgulhosinhos...voltamos para casa!

beijinhos

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Diversão completa!

Melhor do que se divertir por algumas horas é saber que todo dia é divertido com o nosso Popo...banhos divertidos, brincadeiras quando acordamos e ficamos "escondidinhos" do frio na caminha tentando convecê-lo a dormir "só mais 15 minutinhos"....rsrsrs...Papai mantendo a fé de eu ser "dorminhoquinho"...ainda mais agora que ele está um tiquinho dodói e precisando dos nossos "tuuuidados"!
E sobre se divertir com a priminha Sophia? E sobre tantas risadas com o Tio Roger? Dias assim são especiais...tanto que Papis e Mamis vão começar a escrever um diário de verdade meu...prá encadernar e guardar a cada ano a minhas aventuras e assim um dia quando eu for beeem grandão vou poder re-ler tudinho quantas vezes quiser...
Sobre ontem? Aaahhh...só vou mencionar que dormi no colinho do Papai enquanto andava no brinquedinho"radical" de apagar o fogo (de mentirinha) na escada magirus do bombeiro!

beijinhos

terça-feira, 9 de junho de 2009

A importância de cada fase...sem pressa...vamos curtindo!

Fê...esse texto de tão perfeito...cabe em muitas situações e vou fazê-lo ecoar aqui também com todos os créditos!



Esse texto aí abaixo foi postado por uma amiga-irmã no blog dela...e pensamos tão igual quanto ao desenvlvimento, cuidados e maternidade em geral que caiu como uma luva no dia de hoje... e assim como a Fê vou dizer com todas as letras : DEIXEM EM PAZ O SORRISO BANGUELINHO DE GENGIVA MAIS LINDO DO MUNDO EM PAZ! Na hora certa os dentes mais lindos, saudáveis e resplandecentes virão...Dr. Douglas (pediatra PhD) já disse...está tuudo certo...

O texto que vou postar hoje, pertence a Kathy que escreve todas as semanas para o blog MAMIFERAS (http://www.mamiferas.blogspot.com/), todos os textos são muito bons, mas esse em particular caiu como uma luva para esse momento...



A IMPORTÂNCIA DE VIVENCIAR CADA FASE
por kathy (mamífera)
Não sei exatamente o motivo, mas sinto e vejo à minha volta uma busca frenética e cada vez mais intensa pelo desenvolvimento precoce dos bebês e crianças. Como se o estágio de desenvolvimento da criança fosse um atestado de capacidade dos pais e, pior ainda, algo ensinado, treinado, como se fosse possível dar aulas de processos naturais, como se cada aprendizado novo não acontecesse com um tempo próprio para cada um.

Vejo uma comparação constante entre o tempo de cada criaça para aprender coisas novas, como se as mães disputassem para afirmar, com orgulho, que o filho foi o primeiro a desfraldar, o primeiro a engatinhar, o primeiro a falar mamãe, o primeiro, o primeiro, o primeiro.
Importa quem foi o primeiro? "Meu filho andou com 10 meses!" - ouço uma mãe orgulhosa comentar. Até aí sem problemas, mas logo na sequência vem a parte ruim. "Já o filho da vizinha, ih, tem 1 ano e 4 meses e ainda só dá uns passinhos sozinho." E eu me pergunto, cá com meus botões: e daí? Estamos aqui competindo para ver quem anda mais rápido? Quem se desenvolve primeiro? Isso é mérito dos pais, por acaso? Ganhamos prêmios por termos os bebês mais "eficientes"? Não é o esperado que cada criança tenha seu tempo próprio de desenvolvimento, e que isso seja respeitado, e não forçado, cobrado?

Por que as comparações com fatores externos (o irmãozinho, o primo, o amiguinho, o vizinho, a estatística) nos soam tão mais fortes e confiáveis do que acreditarmos que nossos filhos vivenciam diariamente processos de desenvolvimento muito particulares, a maioria deles muito próprios, muito individuais, e que diferem sim de indivíduo para indivíduo. Se crianças gêmeas, nascidas no mesmo dia, criadas da mesma forma, na mesma família, recebendo os mesmos estímulos, certamente desenvolverão suas habilidades em tempos diferentes, (um começa a falar antes, outro tem mais facilidade ao largar as fraldas, em um os dentinhos surgem primeiro, o outro começa a engatinhar antes, e por aí vai) por que esperamos que nossos filhos sejam iguais aos filhos dos outros?

Outra coisa que vejo muito é uma ansiedade por crianças seguras, sociáveis, independentes. Outro dia li uma matéria que falava sobre um estudo que dizia que as crianças que eram vacinadas nos colos de suas mães choravam mais do que as crianças que eram vacinadas sem a presença das mães. Quem nunca vivenciou essa situação? Outro dia, quando fui buscar o Samuel na escola, fiquei observando a movimentação da sala dele pelo vidro e ele numa brincadeira bateu com a cabeça na cabeça de um amiguinho. Ele não chorou, mas um minuto depois me viu parada na porta da sala. Na mesma hora correu pra mim chorando, querendo me abraçar, e lembro das educadoras comentarem que as crianças choram mais mesmo quando as mães estão por perto.
Voltando ao tal estudo sobre o momento da vacinação, chegaram à estranha conclusão de que seria bom incentivar a saída das mães de perto das crianças na hora da vacinação, para que os pequenos pudessem controlar melhor suas emoções diante da dor ou do medo de uma injeção. Um absurdo, já que certamente as crianças choravam na presença das mães não por quererem fazer manha, ou por não se controlarem, mas exatamente por se sentirem seguras de expressar suas emoções. Assim como meu pequeno na escola, que sente que deve "segurar a onda" do machucado quando está entre os amiguinhos, mas percebe que na minha presença e no meu colo, pode chorar o quanto quiser, e será amparado e compreendido.
Por que diabos forçar as crianças a segurarem o choro, a serem fortes, a crescerem, por que essa necessidade de que eles desde pequenos aguentem tudo, saibam lidar com firmeza e sozinhos com as dores, com as dificuldades? Haverão, é claro, momentos em que eu não estarei presente, mas é óbvio que sempre que puder estar junto é lá que ficarei, ao lado de meu pequeno, e em momento algum esperarei que ele seja forte ou que não demonstre seus sentimentos se ainda não estiver preparado para isso. Percebo esse como mais um processo natural de desenvolvimento dele, e não é porque o coleguinha já não chora mais que vou querer que meu filho também fique calado diante de uma dor, decepção ou dificuldade.
Parece que as cobranças que temos por eficiência no mundo adulto são transferidas também para nossas crianças. Estamos numa eterna busca de aperfeiçoamento, de aprendizado, de desenvolvimento, algo meio frenético, motivado pela competição de sempre, seja pelas melhores notas na escola, o melhor desempenho nos esportes, a melhor colocação no melhor vestibular, os melhores cargos, os melhores salários nas melhores empresas, e assim vamos deixando de lado o que nos dá prazer, vamos nos tornando pessoas frustradas por essa competição que não termina, deixando de lado nossas habilidades, escondendo cada vez mais nossas fraquezas... E, como se não bastasse, vamos fazendo o mesmo com nossas crianças, desde já. Será que não temos outras escolhas? Será que não dá pra esperar um pouquinho, pelo menos?
Vamos deixar nossas crianças serem dependentes, até fracas às vezes, vamos orientá-las, é claro, mas deixá-las seguirem seus caminhos e completarem seus processos de desenvolvimento com naturalidade, sem pular etapas, sem forçar progressos, sem comparações malucas. Vamos deixá-las crescer com tranquilidade, passando por cada fase sem pressão para serem os melhores e os mais adiantados, os mais seguros e os mais controlados. Apenas deixá-los viver seu próprio tempo, e quem sabe aprender um pouco com a forma deles lidarem com suas emoções e de vivenciarem cada conquista. Às vezes aprendemos muito mais com eles do que eles com a gente, podem ter certeza.

Amiguinhos da fazenda

Essa histórinha vai ser contada entre muitas risadas...não da situação em si...mas de como hoje nos tornamos por momentos personagens de "A grande família" !

Final de semana é assim...sorrisos juntinhos...Ebaaa! E não poderia ser diferente, conhecer uma mini-fazendinha com todos os tipos de bebês bichinhos...lindinhos...mansinhos...e figurinhas especialíssimas como o Popo!

Temos que fazer constar aqui que Papis e Eu nos envolvemos numa situação ímpar com o burrinho! Ainda bem que mamãe está sempre por perto prá salvar! Anos se passarão e o fato sempre ficará registrado na memória e na única mas de valor inestimável foto, onde o burrinho(bicho) tentou tirar meu tênis e mordiscou meu pézinho enquanto meu pai sorria para foto!

Entra em cena a super-mamis que avisa : "Amor...olha o burro comendo o pézinho do João!!" 

Papai teve que fazer ainda uma forcinha prá salvar o meu teninhos e meu pézinho do burro!

Obviamente assustadinho chorei por uns minutinhos (bem poucos, viu!!?) e logo sorri ao ver os patinhos e tartaruguinhas...


Moral da história: O burro (bicho) não era burrinho não...sabia que o chulézinho é muito gostoso e quis dar mordidinha igual papai e mamãe! - Eiita família feliz! 


segunda-feira, 1 de junho de 2009

Coisa de homenzinhos!

A cada semana me descubro mais MAMA italiana em todos os sentidos! Quem cresceu em uma família cercada de emocões a flor da pele, e discussões, risadas e pensamentos pela cozinha enquanto se cozinha sabe bem do que estou falando!

Ver os meus dois "homenzinhos" se divertindo e passeando com a mini-Ferrari do Popo foi como ver pelos olhos do pai todos os sonhos e projeções de tudo que ele não foi para que o João Carlinhos seja! ( e que assim seja! e será!)...

...Esse é o sentido em nos descobrirmos uma famíla...com todos os seus significados, intrínsecos...complexos,divertidos,sentimentais e de cumplicidade...

...Quem disse que seria fácil? hahaha... é muito mais... é ser completa... é ser feliz...

beijinhos